Recuperação Financeira – Como Tirar seu Condomínio do “Buraco”

A Syndikos é uma administradora de condomínios em Curitiba especializada em gestão condominial profissional! Nos contate e solicite sua proposta! www.syndikos.com.br

RECUPERAÇÃO FINANCEIRA – COMO TIRAR SEU CONDOMÍNIO DO “BURACO”

Há diversos casos de condomínios com seu disponível financeiro muito baixo ou até mesmo negativo por conta de inadimplência ou déficit no recolhimento versus pagamentos de despesas. Estando o condomínio em tal situação, há a possibilidade de não pagar fornecedores e ser negativado em órgãos de proteção de crédito, ter serviços básicos cortados por não pagamentos, como água, energia, telefone, etc. e também assumir passivos trabalhistas em caso de atraso nos pagamentos de salários. Nesse caso, ações devem ser tomadas para melhorar a situação financeira. A seguir, apresentamos um cronograma de ações:

Atacar a inadimplência – Conforme citado no tópico acima, trazendo recursos em atrasado para sanar as dívidas atuais e as possíveis em atraso;

Identificar possíveis economias nas despesas – Avaliar despesa por despesa buscando diminuição de custos. Tentar renegociar contratos, diminuir consumos de energia, telefone, água, produtos de limpeza, etc., porém sem “sucatear” o condomínio.

Verificar se o orçamento recolhido é suficiente – Uma análise deve ser feita entre o orçado e realizado. O condomínio em situação financeira difícil não pode ter o luxo de trabalhar com déficit. Se isso estiver ocorrendo, infelizmente, é necessário um aumento no recolhimento.

Prover superávit ponderado momentâneo na arrecadação – O condomínio não visa ao lucro, porém numa situação financeira difícil é preciso recolher mais do que vai gastar para criar reservas, isso se dá diminuindo custos e mantendo a arrecadação.

João Lemes

João Lemes

Travessa João Turin, 37 - Água Verde,
Curitiba-PR, 80240-100

Segunda a Sexta: 09:00 h às 12:00 h;
13:00 h às 18:00 h.

Fale Conosco

SYNDIKOS · 2019 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet