Quem é o Síndico, o que Ele Faz?

Como vão condôminos?! Esse post é para você que passa longe das reuniões de condomínio e não tem idéia de como o condomínio funciona, mas obviamente quer que ele funcione, pois paga sua devida cota condominial. Abaixo explicamos quem faz, ou deveria fazer, tudo funcionar e a quem você deve reclamar ou parabenizar (porque não?) sobre a gestão de seu condomínio.

A cada 2 anos, no máximo, o condomínio em assembleia precisa eleger ou reeleger seu representante legal, o síndico. Este santo pode ser remunerado conforme o que for decidido na reunião que o elegeu e tem o DEVER de gerir o condomínio. Deve gerenciar funcionários, pagamentos, manutenções, conflitos e etc. Porém, ele não e seu funcionário! Ele geralmente trabalha normalmente em alguma atividade. Ele também costuma dormir, comer e viajar. Às vezes tem filhos pequenos. Ele deve atender a coletividade com certa autonomia e isso as vezes pode ir contra ao que você pensa. Então cuidado ao “descer a lenha” em seu síndico ou em sua gestão; e também quando contatá-lo o faça de maneira oficial não aos berros no interfone, a não ser que o prédio esteja pegando fogo ou seu vizinho esteja esfaqueando alguém.

Nossa sugestão para que você entenda quem e o que o síndico faz é: Encaminhe-lhe um e-mail ou carta se apresentando, informando sua unidade, e parabenizando pela disposição a cargo tão “beatificado”, pergunte suas dúvidas que podem ir desde como o valor do seu boleto é calculado até quem e por quanto pintou as grades do portão (ele tem a obrigação de responder), e por fim informe suas críticas CONSTRUTIVAS sobre a gestão, como: Acredito que a zeladora deveria não fumar no trabalho, acho que trocando as lâmpadas por LED teremos economia, o que fazer com meu vizinho que não recolhe os dejetos dos cachorros e etc. Agora se já conhece o síndico, entende seu trabalho e dificuldades, mas não concorda ou aprova seu estilo de gestão, é fácil: vote em outro na próxima reunião ou junte seus vizinhos para destituí-lo, ou ainda melhor, CANDIDATE-SE!

A Syndikos é uma administradora de condomínios em Curitiba com mais de sete anos de experiência, fique atento às nossas publicações.

João Lemes

João Lemes

Travessa João Turin, 37 - Água Verde,
Curitiba-PR, 80240-100

Segunda a Sexta: 09:00 h às 12:00 h;
13:00 h às 18:00 h.

Fale Conosco

SYNDIKOS · 2019 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet