Prestação de Contas, o que o Síndico Faz com seu Dinheiro?

Olá condôminos questionadores!!! Ao receber o boleto da cota de condomínio você se pergunta: O que é feito com esse dinheiro? Neste post daremos dicas de como você pode conseguir essa informação.

Todos os meses o síndico do condomínio gasta o dinheiro recebido com despesas ordinárias e extra-ordinárias, bem como todos os meses há a receita do condomínio composta pelo valor que cada condômino contribui conforme o rateio. Essa movimentação produz, ou deve produzir, documentos, como: notas, recibos, extratos, relatório e etc. É dever do síndico, através da administradora, contabilizar as receitas e despesas e divulgar a todos condôminos, de preferência de forma mensal. Caso o síndico não forneça essas informações cobre-o juntamente com o conselho fiscal eleito em assembléia que tem o dever de fiscalizar as contas.

“Ok, o síndico manda o relatório mensalmente, mas não consigo entender nada”. Calma, dependendo do tamanho do orçamento do condomínio de fato algum conhecimento financeiro e contábil você deve ter para interpretar as movimentações, mas há 3 itens muito importantes e fáceis de serem analisados para apegar-se: a) O valor de receitas é parecido com o de despesas? O condomínio deve recolher um valor muito próximo ao que gasta, pois não tem como objetivo lucro, mas também não pode operar com déficit; b) Verificar se os preços pagos em produtos ou serviços são condizentes com o mercado. Pegue um gasto que você tenha ciência do preço praticado no mercado, por exemplo: preço de lâmpadas, e compare com a compra do síndico; c) Verifique e questione se a divisão das despesas é feita exatamente conforme manda a convenção de seu condomínio. Nem o síndico, nem uma decisão comum de assembléia têm o poder de alterar o texto da convenção. Apenas com quorum especifico de alteração.

A Syndikos é uma administradora de condomínios em Curitiba com mais de sete anos de experiencia, fique atento às nossas publicações.

João Lemes

João Lemes

Travessa João Turin, 37 - Água Verde,
Curitiba-PR, 80240-100

Segunda a Sexta: 09:00 h às 12:00 h;
13:00 h às 18:00 h.

Fale Conosco

SYNDIKOS · 2019 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet