Funcionários Terceirizados X Funcionários Próprios

Olá condôminos de condomínios com funcionários! Acredito que todos vocês já tenham se perguntado ou até mesmo perguntado ao síndico ou à sua administradora: O que vale mais a pena, funcionários de empresas terceirizadas ou o condomínio contratar diretamente? O que fica mais barato? Essa dúvida na comparação das duas formas de contratação é muito pertinente e impacta diretamente no serviço e nos gastos do condomínio. Abaixo relacionamos vantagens e desvantagens de ambas as formas de contratação para sua análise, divirta-se 😉

A primeira diferença entre contratação própria e terceirizada é o custo. A contratação própria, com todos os custos possíveis englobados (remuneração, benefícios, encargos, provisões de 13°e férias, cobertura de férias, multa FGTS, uniformes e etc.), se aproxima de 80% do valor de uma contratação terceirizada. Obviamente que os valores das empresas que terceirizam mão de obra variam conforme seu porte e modelo de negócio. O importante, na comparação de valores, é equiparar os cargos, ou seja, comparar postos de porteiro com porteiro, zelador com zelador, e etc., pois há diferenças nas atribuições e pisos dos sindicatos.

A seguir as principais vantagens e desvantagens de cada sistema:

TERCEIRIZADO – Vantagens: Isenta processo de recrutamento, empresa fica responsável pela substituição em caso de falta e férias ou desligamento, síndico tem menos trabalho operacional no gerenciamento dos funcionários, condomínio responde apenas solidariamente em ações trabalhistas. Desvantagens: Maior custo, maior rotatividade de funcionários, o condomínio não se isenta totalmente de responsabilidade em ações trabalhistas.

PRÓPRIO – Vantagens: Menor custo, menor rotatividade de pessoal, maior pessoalidade no atendimento e gerenciamento. Desvantagens: Dificuldade de substituição em caso de falta e férias, síndico precisa agir diretamente na gestão e direcionamento dos funcionários, condomínio responde diretamente em caso de ações trabalhistas.

Em resumo, a melhor decisão é aquela tomada em assembleia condominial onde as todas as informações citadas acima são explanadas e discutidas.

A Syndikos é uma administradora de condomínios em Curitiba com mais de sete anos de experiência, fique atento às nossas publicações.

João Lemes

João Lemes

Travessa João Turin, 37 - Água Verde,
Curitiba-PR, 80240-100

Segunda a Sexta: 09:00 h às 12:00 h;
13:00 h às 18:00 h.

Fale Conosco

SYNDIKOS · 2019 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet