Desculpem-nos a demora! Voltamos com um post muito interessante. Comprei um lote em um condomínio fechado, e agora?
O perfil de loteamentos fechados tem brilhado aos olhos de muitos brasileiros que querem a segurança e serviços de um condomínio, mas não abrem mão de sua casa e seu quintal. Pois bem! A solução é comprar um terreno dentro de um condomínio e construir a casa de seus sonhos do jeitinho que quer… Bom, não exatamente. Ao adquirir um terreno em um residencial como estes o condômino deve estar muito ciente de que o município possui uma série de regras que ordenam a construção de edificações, e paralelamente o condomínio também possui suas regras internas. A quem devemos obedecer? A resposta é: Ambos.
O município dita o percentual de ocupação do terreno que poderá ser utilizado pela metragem construída, a altura máxima da edificação, muros, bem como as obrigações de permeabilidade, ligações pluviais, de esgoto, elétrica e etc., além da regularização de toda a parte documental com os devidos responsáveis técnicos (engenheiro e arquiteto). O condomínio por sua vez regra as “omissões” do aparato do município, principalmente no caráter estético, como: recuos, jardins, garagens, grades, regras e horários das obras. Pode o condomínio proibir situações em projetos permitidas pela prefeitura? Se citado em convenção, sim. Um caso muito comum deste controle duplo da construção de casas em condomínios fechados é a possibilidade de se erguer um muro ou uma grande na área frontal do terreno fechando-o, como uma residência simples de rua. A prefeitura permite no projeto tal fechamento, mas a maioria das convenções proíbe.
Como se deve proceder ao idealizar um projeto para um terreno neste perfil? Inicialmente procure um profissional para confeccionar seu projeto, em seguida procure a administração do condomínio. Geralmente a mesma já possui um procedimento para análise e aprovação de seu projeto. Após o condomínio aprovar seu projeto inicie o processo na prefeitura. Com o alvará em mãos é hora de iniciar a obra, sempre cumprindo as regras de organização e horários impostas pelo condomínio. Boa obra!!!
A Syndikos é uma administradora de condomínios em Curitiba com mais de sete anos de experiência, fique atento às nossas publicações.